10
mar

Quais os erros mais comuns ao fazer um churrasco


Uma das frases sobre churrasco diz que “o homem no comando da churrasqueira é o mais próximo de um rei!”. E é verdade, uma vez que o sucesso do encontro depende de como ele conduzirá os assados. Mas é bom saber que até mesmo os churrasqueiros mais experientes podem cometer erros na hora de preparar a carne na grelha. Por isso, reunimos alguns erros mais comuns que você pode evitar e agradar muito os seus convidados. Confira:

Pressa para colocar as carnes na grelha

Seja com álcool puro ou com papel higiênico ou pão velho, utilizando cones de papelão ou acendedor automático, o modo como se acende a churrasqueira será determinante para um bom churrasco. Por isso, não tenha pressa, pois não são as chamas que cozinham os alimentos, mas sim o calor. É preciso esperar um tempo para que o carvão chegue a seu ponto ideal. O recomendado é que se aguarde de 40 a 50 minutos após acender a churrasqueira, para só então colocar seus alimentos na grelha.

Tirar a gordura da carne

Um dos erros mais graves na hora de assar as carnes. Tirar a gordura da carne para deixá-la mais leve pode acabar com seu sabor. A gordura torna a carne mais macia e mais fácil de mastigar, pois há menos fibras musculares e colágeno por unidade de volume de carne. Se não quiser servir carnes com gordura, deixe assar normalmente e tire a gordura somente na hora de consumir o seu pedaço de carne.

Dica: para um churrasco mais saboroso, procure peças com gordura entre as fibras, o chamado marmoreio. Evite gorduras com tom muito amarelo, que geralmente são carnes mais velhas e, portanto, menos macias.

Virar as carnes na grelha

Quase como uma pescaria, o churrasco exige um pouco de paciência dos mais ansiosos que estão no comando da churrasqueia. Quando colocar a carne da grelha, evite ficar virando de um lado para o outro, na tentativa de acelerar sua cocção. O correto é virar apena uma vez, assim que o sangue começar a aparecer numa quantidade maior na parte de cima do assado. Ao invés de garfo, use um pegador para virar, evitando furar a carne.

Exagerar nos temperos

Fundamental para o sabor final da carne, o sal precisa ser utilizado na dosagem correta. O excesso pode tirar a água da carne, deixando-a seca e menos suculenta. O ideal é usar sal grosso, fazendo a distribuição com a ajuda de um prato com o sal e depois posicionar os dos lados da carne para pegar o tempero por igual. Evite usar temperos com pimenta ou ervas na carne que vai para a grelha. Se tiver preferência por esses temperos, utilize-os somente após a carne (sem sal grosso) ficar pronta.

Errar na distância do fogo

Muitos churrasqueiros acabam errando na altura da grelha – ou colocam muito perto ou longe demais. A distância entre a brasa e a grelha depende do tamanho do corte. Via de regra, para cortes menores, a distância ideal é de 15 cm (ou o primeiro andar), enquanto para os maiores pode chegar a 40 cm. Se o assado for uma costela, por exemplo, deve ficar no último andar, a cerca de 70 cm a 90 cm da brasa, sempre em fogo médio e com os ossos para baixo.

Errar o ponto

Não cometa o erro de tirar antes ou deixar a carne na brasa por mais tempo que o recomendado. Cada peça tem o seu ponto ideal, que basicamente são três: malpassado, ao ponto e bem-passado.  Segundo especialistas, alguns cortes, como o bife de chorizo, a picanha e a alcatra, são indicadas para serem servidos malpassadas. Costela e cupim, por outro lado, devem estar mais bem-passados, no mínimo, ao ponto.

Cortar a carne de forma errada

Cada tipo de carne exige um cuidado diferente com o corte, respeitando a direção das fibras e preservando a suculência. É importante ficar atento a essa questão na hora de servir suas carnes que foram cuidadosamente preparadas.


Compartilhar o post