fev
Angus: carne macia e saborosa
Muito conhecida pela maciez e sabor inigualáveis, a carne Angus vem ganhando cada vez mais preferência nas churrasqueadas dos brasileiros mais exigentes. Sua ótima qualidade é evidenciada através da opinião de autoridades do setor, e confirmada nos mais diferentes concursos realizados nos principais mercados produtores.
A raça surgiu na Escócia, em 1862, como resultado do cruzamento de uma linhagem de bovinos mochos dos condados de Aberdeen e de Angus, ficando conhecida como Aberdeen Angus. Aqui no Brasil, o primeiro registro foi de um touro de cinco anos, com pelagem preta, em 1906, importado por um criador de Bagé (RS). Após mais de 114 anos e com sua utilização no cruzamento com animais zebuínos, a raça se desenvolveu em todo o território nacional graças às características que a tornam completa.
O Angus atende todas as exigências do mercado moderno, com animais jovens com boa camada de gordura. A raça reúne várias características como fertilidade e longevidade, precocidade, rusticidade, facilidade de parto e habilidade materna, além, é claro, da qualidade da carne.
Com gordura entre 3mm e 6 mm, que são as exigências europeias, o Angus possui carne marmorizada (gordura entremeada na carne), que propicia maciez e sabor. Essa uniformidade na distribuição da gordura no tecido muscular, além ser atraente, é também saborosa, uma vez que a gordura se derrete parcialmente pela ação do calor e fica impregnada na parte magra, tornando-a tenra e apetecível.
Segundo a Alta Genetics, umas das centrais de melhoramento genético da raça, os jovens reprodutores Angus são verdadeiras máquinas de produzir carne, pois são animais que aliam pedigree consagrado, excepcional conjunto fenotípico e destacada avaliação genética para desempenho, promovendo maior rentabilidade dentro dos sistemas produtivos. De acordo com a central, a raça é a que mais comercializa sêmen no Brasil, além de ser uma das maiores raças de corte do mndo.
Principais cortes
Picanha – é muito mais marmorizada que a do Nelore, o que reflete em um sabor mais pronunciado e textura incrível.
Bife de Chorizo – retirado do miolo do contrafilé, possui uma capa de gordura concentrada na lateral, que retém a umidade natural da carne e define um sabor marcante.
Denver Steak – derivado da região do acém e conhecida por sua abundante gordura interna, o corte possui suculência e sabor acima do normal, com marmoreio muito elevado.
Ribeye, – (ou bife Ancho) é considerado um dos cortes mais nobres do Angus. Ele é retirado da parte do lombo do boi e formado por duas partes, separadas apenas por uma camada de gordura.
Short Rib – conhecida no Brasil como “costela Premium”, o corte é composto por quatro costelas e retirado da parte dianteira do animal, conhecido por gerar peças muito marmorizadas.